segunda-feira, 2 de abril de 2018

MEUS PAIS NÃO ACEITAM O MEU AMOR DE FÃ | PARTE 1


É muito complicado quando os pais não aceitam o nosso amor de fã e não se tem o apoio deles quando se trata disso. Esse assunto faz parte da vida de muitos fãs e quando fui questionada sobre o que podem fazer para os pais aceitarem o amor de fã dos filhos resolvi criar um post dando dicas para os filhos mostrarem aos seus pais que ser fã é algo bom e é importante pare eles terem apoio e também ser uma publicação direcionada aos pais que podem vir a ler e que eles possam entender sobre o universo de ser fã. Para ler clique em “Ler Mais” 



O QUE É SER FÃ? Antes de mais nada, tanto os pais quanto os filhos precisam entender o que é ser fã. Não adianta olhar no google e procurar mil significados escritos por diversas pessoas sobre o que é ser um, pois ser fã não pode ser explicado, já que existe milhares de fãs de milhares estilos, de vários artistas, de diversas coisas. Todo mundo tem um significado diferente dentro de si de o que é ser um fã e antes de mais nada é preciso achar isso dentro de si mesmo antes de querer contar as pessoas. Como podemos achar isso dentro de nós? É simples, basta refletir sobre a seguinte questão: “o que me fez virar fã da pessoa que admiro?” e quando pensar nas coisas boas você vai encontrar seu significado de fã, pois ser fã é ver o lado bom das pessoas mesmo que muitos não vejam, é amar uma pessoa pelo que ela é e não pelo o que falam dela, é apoiar mesmo que muitos virem as costas ou critiquem ambos, é aceitar a pessoa como ela é e sorrir quando ela sorrir, e chorar quando ela chorar. Tudo isso pode parecer besteira, mas não é. Ser fã é um jeito especial de amar, é admirar, é apoiar, é proteger mesmo de longe. Ser fã é muito mais do que escrevem por ai, ser fã é uma dádiva. Antes de querer demonstrar para os outros seu amor, reflita sobre ele e tire desse amor o melhor para si mesmo(a) e confie em si, pois muitas criticas virão no começo, mas é preciso ser forte para enfrenta-las.  

MEUS PAIS NÃO SABEM DE QUEM SOU FÃ: Após ver (esse) vídeo no Felipe Neto eu parei numa reflexão: os pais hoje em dia não sabem o que os filhos assistem, acompanham e o que amam e isso é preocupante. Muitos pais não conhecem seus filhos 100% e isso gera uma insegurança nos jovens que são fãs pois eles não se sentem seguros para contar aos próprios pais sobre as coisas que gostam com medo de julgamentos. Pais, não julguem seus filhos por serem fãs. Filhos, não tenham medo de falar o que sentem. Nós como filhos temos que respeitar o passado dos nossos pais e entender que a mentalidade deles e o jeito que foram criados foram completamente diferente da nossa e antigamente não era tão comum ser fã como é hoje, até por que na época dos nossos pais não havia tanto acesso a informação como temos hoje em dia. Por isso, vá com calma. 
Dica: Fale aos seus pais o que está vendo. Eles não vão te apoiar se ao menos saberem o que você gosta de assistir ou qual conteúdo você se interessa. Se eles não gostarem dos seus ídolos, não se desespere, pois opiniões podem mudar. Quando puder, fale coisas boas do seu ídolo no meio de conversas informais ou quando ver algo que lembre seu ídolo, por exemplo: “meu ídolo/minha ídola ajudou tal causa esses dias”, “meu ídolo/minha ídola falou algo sobre isso esses dias”, “meu ídolo/minha ídola postou algo muito legal hoje”. No lugar de “meu ídolo/minha ídola”, fale o nome da pessoa de quem é fã, evite chama-la de ídolo/ídola no começo pois muitos pais tem na mente um modo diferente de ver essa palavra, diga sempre o nome dela e tente aos poucos falar coisas boas sobre quem admira. 

MAS TER ÍDOLOS É IDOLATRIA? Assim como ser fã tem vários pontos de vista, esse questionamento também tem. Ídolos realmente parece ter uma relação com idolatria, mas na verdade ser fã não quer necessariamente idolatrar alguém. Idolatria, em ponto de vista nos dias de hoje quer dizer que você “adora” algo ou alguém de uma forma religiosa, onde você deposita sua fé e coloca aquilo que acredita acima de todas as coisas que acredita. Idolatria é colocar algo como centro da sua vida, acima de tudo e todos. Idolatria pode levar ao fanatismo. Já o modo que um fã ama seus ídolos, pois amamos os nosso ídolos como amamos as pessoas em nossa volta, é um amor fraternal - que pode ser romântico em alguns casos - mas é um tipo de amor sincero e não está acima das nossas crenças e princípios. Não vou dizer que não existem casos de pessoas que olham seus ídolos como deuses e os fazem deles centro de sua vida, pois existem muitos casos assim, mas isso é um assunto complexo que irei abordar em outro post. Mas no geral, ser fã, apesar dessa palavra ser derivada de “fanáticos”, não significa que a pessoa seja fanática e bote os seus ídolos como centro da vida dela.

QUANDO O AMOR DE FÃ VIRA FANATISMO? É complicado achar uma linha que separe isso. Muitos pais tem medo de que seus filhos troquem suas vidas para viver a vida das pessoas que acompanham. Alias, isso é um motivo de muitos pais não apoiarem o amor de fã dos filhos pois tem uma visão errada sobre ser fã. Geralmente a mídia só fala de casos de fãs que ultrapassaram limites e viram noticias de jornais e revistas, e isso faz com que os pais generalizem os fãs achando que ser fã é trocar sua vida pela do outro, deixar de viver e correr atrás dos ídolos e que é coisa de gente que não tem o que fazer. Quando o seu amor de fã começa a prejudicar sua vida pessoal, é hora de parar e refletir sobre isso. 
Dica: seus pais vão aceitar seu amor de fã quando verem que isso não prejudica sua vida. Muitos fãs estão na escola e muitos deles começam ir mal e a tirar notas ruins por não irem se dedicarem aos estudos para poder acompanhar os ídolos ou ficar atualizando o fã clube. Mostre aos seus pais que pode ir bem na escola e que pode acompanhar seus ídolos sem que isso te prejudique. Comece a se dedicar mais na escola e mostre a eles que sabe ser maduro(a) o suficiente para lidar com tudo sem que nada interfira no seu desempenho. Quando tirar notas boas ou ir bem em alguma atividade/prova, diga aos seus pais que seu ídolo/sua ídola está te inspirando a ir bem e a correr atrás do que quer pois isso vai mostrar a eles que seus ídolos são boa influencia para ti e não ao contrário. 
Comece também a ajudar mais seus pais, seja em casa ou em algo que eles precisem. Evite ficar muito tempo no celular ou computador isolada(o), tente interagir mais com eles e os chamem para ver coisas do seu ídolo, mesmo que eles não queiram logo de cara ou odeiem seu/sua ídolo(a), não desista, tente sempre chama-los para ver (seja um clipe, um vídeo, uma série/filme que seu ídolo faz/fez, etc.). Isso vai mostrar que você quer que seus pais façam parte da sua vida e com certeza isso vai os deixa-los feliz e vão começar a se interessar pelo que gosta e fazer um esforço para que entendam mais sobre seu amor de fã. Lembre-se, eles só vão entender quando você mostrar que isso é importante para você. 

MEUS PAIS ODEIAM MEU ÍDOLO, E AGORA? O ódio é algo que muitas vezes vem quando as pessoas não conhecem direito as outras pessoas e isso gera um “pré-conceito” ruins. Mostre aos seus pais o lado bom dos seus ídolos e as coisas boas que ele faz tanto na sua vida como na vida de outras pessoas. No começo vão mandar você parar, vão julgar, vão dizer coisas ruins mas não pare. Muitos pais odeiam os ídolos dos filhos não por que são ruins mas sim por terem um certo “ciumes” deles. Já parou pra pensar que seus pais pode ter uma ponta de ciumes por você amar tanto uma pessoa e admirar e talvez eles se sintam mal por serem seus pais e não causarem esse sentimento em você? Talvez não seja ódio e sim uma insegurança deles. Pense sobre isso e se coloque no lugar deles, assim você vai entender se é ódio mesmo ou se é apenas um jeito deles lidarem com algo que talvez seja novo para eles e não queiram demonstrar alguma insegurança ou sentimentos como de ser deixado de lado por causa de uma pessoa que os filhos nem conhecem pessoalmente. 
Já ouviu a frase “ele/ela não sabe que você existe”? então, muitos pais querem entender o motivo dos filhos amarem tanto pessoas que morem longe e ser tratados diferentes (geralmente os filhos falam que amam os ídolos mas não falam que amam os pais) e isso gera um desconforto já que seus pais na maioria das vezea vivem com você e sentem que não te conhecem já que ama alguem que não convive com você. Já parou pra pensar sobre essa possibilidade? Se não, pare e reflita sobre isso.
Dica: Demonstre amor aos seus pais, mesmo que nos pequenos gestos do dia a dia. Os faça conhecer o seu lado que seu ídolo/sua ídola te inspirou a ter e verá a diferença. 

MEUS PAIS NÃO ME LEVAM PARA VER MEU ÍDOLO E NEM ME DEIXAM IR VÊ-LO, O QUE FAÇO? Se seus pais não aceitam seu amor de fã, dificilmente irão te levar ou te deixar irem nos shows/evento/etc dos seus ídolos. Se você seguir as dicas e refletir sobre os tópicos anteriores, você terá uma chance de seus pais te levarem ao evento de seu ídolo/sua ídola. Se não deixarem, vou te dar algumas dicas para tentar convence-los.
Mostre que quer: não adianta querer muito ir ver seus ídolos e ter medo de pedir. No começo pode até ouvir vários “não”, mas não desista, deixe o “não” esfriar e tente novamente. 
Faça por merecer: Não adianta querer ir para algum lugar ver quem ama se seus pais não verem que merece. Faça coisas que sempre adia em fazer, vá bem na escola e se dedique aos estudos, os ajude quando eles precisarem, isso vai aumentar suas chances deles deixarem. 
  • Planeje: Não adianta, sem planejamento não mostrará que pode ser madura(o) o suficiente para te deixarem ir em algum evento ou que isso valerá a pena para te levarem. Se você for menor de idade e não puder planejar detalhadamente uma viagem ou a ida em algum evento, pelo menos faça o básico e mostre aos seus pais as vantagens e desvantagens de te levarem para os eventos. Nesse post (aqui) tem todas as dicas para fazer um planejamento básico para você e seus pais se organizarem e verem a melhor maneira de irem (e de uma forma economica, claro). 
  • Peça, mas não seja irritante: Deixe seus pais pensarem sobre o assunto. Quando mostrar a eles as coisas sobre o evento e o planejamento como explique nesse (post aqui) dê um tempo para pensarem. Como eu disse acima, no começo você pode ouvir alguns “não”, mas depois tente de novo. Não faça drama, ameaças ou birras caso ouça um “não”, seja forte e madura(o) e tente conversar e fale como seria importante para você ir e mostre que merece, por isso faça por onde.
  • Junte as moedinhas: Qualquer moeda já é um começo. Geralmente os eventos são caros e muitas vezes longe de nossas casas (na maioria em outra cidade e até em outro estado). Tente juntar dinheiro, isso mostrará aos seus pais que quer muito ir. Se não ganha dinheiro, peça pros seus pais guardarem pra ti ou peça de aniversário. Muitas vezes economizar já ajuda. Caso achem caro viajar e não tem condições de gastar muito em viagens ou transporte para ir, vou deixar (nesse post) dicas de como economizar, o que você e seus pais podem pesquisar sobre o local do evento, sites para comprar passagens mais baratos, dicas de aplicativos para verem hotéis e aluguel de quarto/casa/apartamento mais baratos e códigos de desconto para ajudar na economia, facilitando assim sua ida aos eventos, mesmo que seja longe de sua casa. 

Essa foi a parte 1 dessa matéria. Se você tem mais dúvidas sobre o assunto, basta mandar uma mensagem para o Tellonym (link aqui) que poderei responder sua dúvida detalhadamente no próximo post. Espero que tenham gostado. Até o próximo post. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo