Você sabia que ser fã e ser um fanático são coisas completamente diferentes? Infelizmente muitos não sabem e acabam julgando as pessoas que são fãs por não saberem a diferença entre admirar uma pessoa e ser fã e ser um fanático ao ponto disso se tornar uma doença. Neste post, vou explicar um pouco a diferença entre fã e um fanático, leiam abaixo:
Segundo o Wikipédia, o fanatismo é:
"Fanatismo (do francês "fanatisme") é o estado psicológico de fervor excessivo, irracional e persistente por qualquer coisa ou tema, historicamente associado a motivações de natureza religiosa ou política. É extremamente frequente em paranoides, cuja apaixonada adesão a uma causa pode avizinhar-se do delírio."
Vamos falar sobre o fanatismo sem necessariamente ser de natureza religiosa e política, mas sobre um fanatismo associado á outra pessoa. Ser fanático por outra pessoa é fazer com que a pessoa que é "fã" seja literalmente o centro da sua vida, esquecendo o que está ao seu redor e ficar obcecado ao ponto de passar 24 horas sem fazer nada além de viver em prol à pessoa em questão. Além disso, o fanatismo vem com outras características, como: agressividade excessiva com outras pessoas que não seja seus ídolos ou que concordem com seus pensamentos sobre tal artista ao ponto de geral ódio, ter preconceitos com outras pessoas que não sejam ligados aos seus ídolos ou que sigam os ideais deles ao ponto de poder prejudicar outras pessoas, ser individualista ao ponto de não interagir com outras pessoas por achar que seus ídolos são apenas seus e a pessoa ser apenas dos seus ídolos e em alguns casos a pessoa pode chegar a se tornar um "stalker" e passar a vida buscando reconhecimento dos seus ídolos e até mesmo começar a segui-los, invadindo a vida pessoal e a privacidade deles. Fanatismo é tudo o que extremo e radical e pode prejudicar tanto os ídolos como a própria pessoa.
Existem várias histórias de fanáticos que invadiram casas dos seus ídolos, outros de que foram presos, que fizeram cirurgias plásticas para conquistar ou parecer com seus ídolos e acreditem: ao ponto de mata-los por tanta obsessão que haviam por eles.
Um fanático não aceita criticas ou ser contrariado, isso pode gerar brigas e conflitos, de um jeito extremo, ao ponto de chegar em agressões físicas.
Ser fã é o posto de tudo isso. Um fã pode ter coleções dos seus ídolos, ir aos shows, ter um fã clube para mostrar seu amor, carinho e dedicação por ele, mas de uma maneira que não venere os seus ídolos ao ponto de deixar de viver sua própria vida e causar danos à eles e a si mesmos. Muitos podem associar o lance de "colecionar" revistas, camisetas e coisas dos seus ídolos como forma de fanatismo, mas não é.
Existem fanáticos que colecionam coisas dos seus ídolos também, mas eles são tão extremos que gastam milhares de dólares e reais para conseguir apenas uma coisa para suas coleções ou chegar perto dos seus ídolos, ao ponto de venderem até seus bens pessoais.
Apesar de originalmente a palavra "fã" ter sido tirada da palavra "fanático", hoje em dia isso não está mais associado ao fanatismo pois existem pessoas que mostram que ser fã pode ser algo saudável e até mesmo fazer bem, diferente do que o fanatismo em si faz.
Segundo o Wikipédia, ser fã é:
"Um fã (de fan [fæn], abreviatura do inglês estadunidense fanatic, "fanático") é uma pessoa dedicada a expressar sua admiração por uma pessoa, grupo, ideia, esporte ou mesmo um objeto inanimado (por exemplo, um automóvel ou um modelo de computador)."
Resumindo: Ser fã é uma pessoa dedicada a expressar sua admiração por uma pessoa, seu amor e estar sempre acompanhando seus ídolos, de uma forma saudável e dentro dos limites.
A admiração de um fã pode virar doença, por isso é sempre bom refletir sobre suas atitudes quando perceber que está passando dos limites e indo para o fanatismo.
Abaixo vou responder algumas perguntas associadas à essa questão:
TER UM FÃ CLUBE É FANATISMO?: Não, como pois a própria definição de ser fã diz: "ser fã é uma pessoa dedicada a expressar sua admiração por uma pessoa, grupo, etc". O fã clube é apenas uma ferramenta para a demonstração do seu amor, mas cuidado para que isso não vire o centro da sua vida e prejudique seus relacionamentos e vida pessoal, certo? Um fã clube tem que ser lidado como um cantinho de paz, um refúgio e um lugar para se sentir bem e não o contrário.
INVADIR PALCOS, DORMIR NA FRENTE DO HOTEL E PASSAR MESES NA FILA É FANATISMO OU É SAUDAVEL?: Minha resposta é: DEPENDE. Depende do que? Do individuo. Já vi casos de pessoas que chegaram até a reprovar na escola só para passar meses seguindo os ídolos e para ficarem na fila de shows, isso pode ser caracterizada como uma forma de fanatismo, mas também não podemos julgar pois cada pessoa tem em mente até onde iria pelos seus ídolos. Por isso, antes de julgar uma pessoa, avalie toda a situação e não apenas alguns atos delas. Invadir palcos pode gerar um risco enorme para os ídolos e até para a própria pessoa, além que pode ser desrespeitoso, por isso caso pense em fazer isso um dia, reflita muito sobre os limites que você pode passar ou não.
TENHO CIÚMES DOS MEUS ÍDOLOS, ISSO É NORMAL OU É FANATISMO? Sentir ciúmes é "normal" na vida de um fã, mas quando esse ciúmes se torna algo que afete à você, seus ídolos e relacionamentos de ambos, deve tomar cuidado. Nada em excesso é saudável, lembre-se disso.
LEIAM AS MATÉRIAS DOS LINKS CITADOS NAS FONTES ABAIXO, ISSO VAI TE AJUDAR A ENTENDER MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO:
FONTES:
Sem comentários:
Enviar um comentário