sábado, 10 de março de 2018

COMO É SER FÃ NA VIDA ADULTA | PARTE 1



Ser fã muitas vezes não é fácil, mas mesmo nunca desistimos. Muitos acham que ser fã é coisa de adolescentes e que é apenas uma fase que logo passa, mas isso não é verdade. Existem muitas pessoas que são fãs e tem mais de 18 anos, alias tem fãs com mais de 40 anos e isso é a prova de que ser fã não é apenas uma fase. 



Uma coisa que eu aprendi sendo fã depois da fase adulta foi que devo ser fã mas que também devo ser minha própria ídola. Isso pode parecer confuso mas ao longo desse post você vai entender. 
Eu cresci sendo fã, desde que eu era pequena eu apaixonada por Castelo Ra Tim Bum, meus pais me davam fita cassetes dos episódios e mesmo quando eu usava fraldas eu aprendi a colocar as fitas sozinha no aparelho e ficava deitada assistindo e até hoje meus pais acham graça disso e sempre me contam essa história. Mesmo não sabendo o que era ser fã, eu já era uma e fui incentivada a ser, pois meus pais me davam fitas, brinquedos e tudo mais o que saia das coisas e desenhos que eu gostava. Isso serve para você saber que talvez você já foi um fã mesmo não sabendo que era. Nossos pais sempre nos estimulam a serem fãs, quantas vezes você não já foi numa festa de algum personagem que a criança mais gostava e os pais resolveram fazer uma festa só com aquele personagem para deixar os filhos felizes? Você já viu uma criança que tinha uma coleção de bonecas e sempre que fazia aniversário ganhava mais bonecas daquele estilo? Isso mostra que somos fãs e sempre estimulam as crianças serem. Mas por que quando crescemos nossos pais acham que ser fã e admirar algo é errado, é idolatria, é perca de tempo? E foi sobre isso que eu aprendi a refletir quando fiz 18 anos.

Nossa sociedade vive uma ilusão de que os jovens precisam focar apenas em uma coisa: estudar para conseguir entrar na faculdade e conseguir um bom emprego, e que deve abrir mão de todas as coisas que possam tirar sua atenção, seu foco e que são perca de tempo. Ser fã para muitos é perca de tempo e que não te dá um futuro, mas será mesmo que não dá? Esse é um assunto para um próximo post, mas deixo em aberto para sua reflexão. Ser fã é considerado perca de tempo pelas pessoas em nossa volta pois elas mesmas seguiram os padrões da nossa sociedade de apenas focar nos estudos e no trabalho e foram ensinadas a não perder tempo com outras pessoas. O foco era sempre elas mesmas (não posso generalizar, mas a maioria é assim). 

Quando eu me tornei adolescente, mais ou menos com 13 anos meus pais não me apoiavam ser fã, mas também nunca me proibiram de comprar as coisas dos meus ídolos com o dinheiro que eu ganhava da minha avó, eles eram neutros, mas criticavam quando tinham a oportunidade. Agora vem um ponto engraçado: foram meus pais que me ensinaram a ser fã, alias, minha mãe que me fez assistir CSI pela primeira vez e ela amava a série, traduzindo: ela era fã. Meu pai torce para um time desde sempre, e hoje eu torço para o mesmo time que ele pois cresci com ele falando desse time, alias, ele é um fã mesmo não sabendo que é um fã. Isso mostra que quando paramos para refletir, vemos que apontam o dedo para nós, mas esquecem que tem três dedos apontados para eles. 
Com 17 anos eu acreditava que meu amor de fã iria mudar, pois sempre me falavam que a nossa vida muda completamente depois dos 18 anos e achei que meu amor de fã iria ficar em segundos planos pois iria arrumar um emprego, iria para faculdade e que minha vida iria ser isso, mas não foi. Alias, meu amor cresceu depois que fiz 18 anos, pois eu senti aquela liberdade de amar meus ídolos e ninguém mais poderia me falar nada pois eu era maior de idade e a vida era minha. Nessa fase dos 18 eu comecei a ter as reflexões que comentei nos parágrafos anteriores, mas também aprendi que ser fã é algo eterno e que meu amor pelos meus ídolos crescem a cada que passa. Ser fã não é uma fase e não acaba na vida adulta.

Outra coisa que aconteceu depois que virei uma fã adulta foi que amadureci. Quando era adolescente sempre arrumava brigas no fandom, brigava por causa de ship, quase reprovei de ano e de semestre na faculdade (outro assunto que será um post sobre o dia trágico que quase reprovei na escola e na faculdade), etc. Agora eu tenho uma mentalidade completamente mais madura sobre ser fã, sei administrar meu tempo para minha vida pessoal e um tempo para me dedicar aos meus ídolos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo